Reflexões


"O Amor nunca falha, e a vida não falhará enquanto houver Amor.
Seja qual for sua crença, ou sua Fé, busque primeiro o Amor.
Ele está aqui, existindo agora, neste momento.
O pior destino que um homem pode ter é viver e morrer sozinho, sem amar e sem ser amado.
O poder da vontade não transforma o homem.
O tempo não transforma o homem.
O Amor transforma."

Henry Drummond

 




Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.

Não mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade
Bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.

Correria mais riscos, viajaria mais,
contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.

Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvete e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da vida; claro que tive momentos de alegria. Mas,...

Se eu pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos. Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora.

Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; se eu voltasse a viver,...

Começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, comtemplaria mais amanheceres e...

brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente. Mas, já tenho 85 anos, estou cego e sei que vou morrer.

Nadine Stein



"Enquanto uma pessoa encontrar ajuda interior e conforto em alguma coisa, deve conservá-la. Se desistir dela com uma disposição de auto-sacrifício ou por algum severo sentimento de dever, continuará a desejá-la, e esse desejo insatisfeito poderia causar-lhe perturbação. Só renuncie a algo quando quiser uma outra situação com tanta intensidade que esse algo não exerça mais atração sobre você".

Mahatma Gandhi


“ O ser humano é parte de um todo que chamamos de universo, uma parte limitada no tempo e no espaço. A pessoa experimenta a si mesma, seus pensamentos e sensações como algo separado do restante – trata-se de uma espécie de ilusão de ótica de sua consciência. Essa ilusão nos aprisiona, limitando-nos a nossos desejos individuais e a sentirmos afeto apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa tarefa deve ser libertar a nós mesmas dessa prisão, alargando nosso círculo de compaixão para podermos alcançar todos os seres viventes e a natureza inteira.”

Albert Einstein


“Diz o mestre:

            A Lenda Pessoal não é tão simples como parece. Pelo contrário, pode ser uma atividade perigosa. Quando queremos algo, colocamos em marcha energias poderosas, e já não podemos esconder de nós mesmos o verdadeiro sentido de nossa vida. Quando queremos algo, fazemos uma escolha do preço a pagar.

Seguir um sonho tem um preço. Pode exigir que abandonemos velhos hábitos, pode nos fazer passar dificuldades, ter decepções etc.

Mas, por mais alto que seja este preço, nunca  é tão alto como o que é pago por quem não viveu sua Lenda Pessoal. Porque estes um dia vão olhar para trás, ver tudo o que fizeram, e escutar o próprio coração dizer: “Desperdicei minha vida.”

Acreditem, esta é uma das piores frases que alguém pode ouvir.”

  Paulo Coelho.


"Pegue da vida o que for puro, e para viver, o suficiente."

Grajaj Al-Hakin 


"Amo a liberdade, por isso todas as coisas que amo deixo-as livres. Se voltarem é porque as conquistei, se não voltarem é porque jamais as possuí"

                                 Charles Chaplin


"O amor não resiste a distância nem à proximidade. A distância gela-o, a proximidade torra-o. O amor só sobrevive ao frio temperado ou ao fogo lento. A certeza é avessa ao amor. A certeza só é apanágio da amizade. A essência do amor é a dúvida. A segurança é inimiga do amor. Para que o amor cresça e se incendeie é preciso que ele corra perigo. No amor, a consciência da posse tem de estar sempre acompanhada do medo da perda. Só o medo da perda pode levar ao cultivo cuidadoso da posse. Só o "eu te amo" não basta como lema do amor. É imprescindível o "eu te amo cada vez mais". Porque o amor é uma sucessão de degraus, é uma escalada incessante. A estabilidade da paixão redunda em cansaço e fastio, é o fim do amor. O amor é um rali, uma gincana, um kerb. Só um Indiana Jones pode enfrentar as sucessivas armadilhas do amor. Só os fortes amam, os fracos vão sucumbindo. Exatamente como no vôo persecutório dos zangões na corrida altista da abelha rainha. Aquele que cansa do amor, desaba das alturas. Quem não quiser arriscar-se no jogo perigoso que leva às inefáveis delícias do amor, que permaneça no insosso do chão vegetativo. E os que se verem tentados a amar, saibam que se atiram à glória ou à desgraça. À felicidade ou ao abismo. Se houver impacto especial no beijo ou no olhar, não tem mais volta." 

                               Paulo Sant'Ana 


"A paz interior supera todas as vitórias e derrotas."

                                 Bhagavad Gita


"Para ser ouvido, fale. Para ser compreendido, exponha claramente as suas idéias sem jamais abrir mão daquelas que julga fundamentais apenas para que os outros o aceitem

Acima de tudo, busque o prazer antes do sucesso, a auto-realização antes do dinheiro, fazer bem feito antes de pensar em obter qualquer recompensa.

Nenhum reconhecimento externo vai substituir a alegria de poder ser você mesmo: - "status" é comprar coisas que você não quer com o dinheiro que você não tem a fim de mostrar para gente que você não gosta uma pessoa que você não é.

Nada tem graça se não for bom para o seu corpo, leve para o seu espírito e agradável para o seu coração.

Para conseguir, tente sem pensar que o êxito virá logo da primeira vez. Cuide de ter saúde, energia, paciência e determinação para continuar tentando quantas vezes forem necessárias.

Mas ao perceber que já fez tudo o que pôde - ou até mesmo um pouco além - mude de alvo para não se tornar, em vez de um vitorioso, apenas mais um teimoso. Para poder recomeçar sempre, perdoe-se pelos fracassos e erros que cometer, aprenda com eles e, a partir deles, programe suas próximas ações.

Nunca se deixe iludir que será possível fazer tudo num dia só ou quando tiver todos os recursos: - tal dia nunca virá.

Para manter-se motivado, sonhe. Para realizar, planeje,
pensando grande e fazendo pequeno, um pouco a cada dia e todos os dias um pouco, porque são pequenas gotas d'água que fazem todo grande oceano.

 Geraldo Eustáquio de Souza

                                       


"Grande Espírito, cuja voz ouço cantar, cujo alento vivifica o mundo todo, escuta-me!
Eu venho em frente a ti como um dos teus inúmeros filhos. Olha-me! Necessito da tua força e sabedoria! Permita-me caminhar olhando a beleza da natureza, permita que as minhas mãos honrem sempre as tuas obras e que meus ouvidos escutem a tua voz. Faz de mim um sábio para compreender aquilo que tu mostraste ao meu povo: O ensinamento que tu escondeste em cada folha e pedra. Quero ser forte, não para ser superior ao meu irmão, mas para vencer ao meu maior inimigo: Eu mesmo.
Faz com que eu esteja pronto para chegar à tua presença com as mãos limpas, olhos puros, para que a minha alma, quando se for, como o sol que se põe, possa chegar a ti sem envergonhar-se."

Oração dos Índios Sioux - Pé Grande


"Você não consegue ligar os pontos olhando em frente; você apenas consegue conectá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos irão, de alguma forma, se conectar no futuro. Você tem de acreditar em algo - nas suas vísceras, no destino, na vida, no karma, que seja. Essa abordagem nunca me decepcionou e tem feito toda a diferença na minha vida"

                                      Steve Jobs